top of page
  • Writer's pictureAs Gu e o Enzo

Fisiologia Vegetal: Mapa Mental *atualizado*

Updated: Jul 13, 2020

Depois de um descanso merecido pós AE, Alice retorna com mais um mapa mental, para "turistar" por nosso cérebro, facilitando a nossa aprendizagem. Damos inícios às postagens referentes ao 2º Trimestre letivo com Fisiologia Vegetal. Aproveite! Clique no link para ter acesso ao mapa em PDF, para obter melhor resolução. Mapa Mental - Fisiologia Vegetal: https://a6b2197b-b046-4f65-bd80-784d5633a7e1.usrfiles.com/ugd/a6b219_e8aa6924d17b4a69b857a9ab436535f1.pdf


  • Atualização (13/07/2020) : Antes de conferir nosso mapa, dê uma lida nesse resumão que nós fizemos, com informações adicionais, bem completinho.

Fisiologia Vegetal


É a ciência que estuda os aspectos dos vegetais, tais como fotossíntese, reprodução e metabolismo. As plantas podem ser classificadas em “heliófitas” (precisam de muita luz solar e possuem alto ponto fótico) e “umbriófitas” (não precisam de muito sol e possuem baixo ponto fótico).


Conceitos:

Fotossíntese - Obtenção de energia produzindo compostos orgânicos

Respiração celular - Utiliza compostos orgânicos para fabricar ATP (adenosina trifosfato)

Estômatos - Controle da transpiração

Ponto de Compensação Fótico - Taxa de fotossíntese/taxa de respiração celular


Sobre as raízes: as rotas de absorção dos nutrientes podem ser apoplásticas (transporte ocorre entre as células, sem passar pelos absorventes) ou simplásticas (transporte intracelular). Ao chegar na estria de Caspary, os nutrientes seguem a via intracelular até o xilema.


A respeito dos hormônios vegetais/fitormônios:

As auxinas são responsáveis pelo desenvolvimento de frutos e raízes, alongamento celular, dominância apical e manutenção das folhas presas. As giberelinas trabalham pelo alongamento em todo caule possibilitando nós distanciados, pela germinação de sementes e pelo desenvolvimento de frutos. Cabe às citocinas estimular a divisão celular, e ao ácido abscísico a inibição do crescimento das estruturas e a dormência em gemas e sementes. Por fim, o etileno é responsável pela queda de frutos e flores, bem como de seu amadurecimento.


Movimentos das plantas:

  • Tropismo: consiste na mudança de orientação determinada por estímulos externos. São negativos se se afastam da fonte de estímulo, e positivos se dela se aproximam. Se ocorrer em relação à luz, chama-se fototropismo. Se ocorrer a favor ou contra a gravidade, chama-se geotropismo. Caso esteja crescendo em torno de um objeto, chama-se tigmotropismo.

  • Nastismo: movimentos reversíveis e sem deslocamento, que não apresentam orientação em relação à fonte de estímulo, portanto eles não são classificados nem como positivos, nem como negativos.Trigmonastismo é o fechamento por “aproximação”. Nictinatismo é o fechamento noturno.

  • As plantas são fotoblásticas quando a germinação ocorre em ambiente iluminado ou não. Chama-se fotoperiodismo o período de luz que possivelmente interferirá na floração das plantas.



Fique atento às próximas postagens e os próximos resumos/mapas mentais, que auxiliam na sua aprendizagem, confeccionados por nossas brilhantes alunas!


1,897 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page