Dando continuidade a essa onda de exercícios sobre filos de animais invertebrados, viemos postar nossa contribuição aos exercícios sobre Platelmintos, com ênfase à Planária e a Tênia, dois dos principais representantes desse filo.
Observe o esquema de uma planária
1) Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3.
A estruturas se referem, respectivamente aos 1. Gânglios Cerebrais, 2. Ocelos, e 3. Intestino.
2) Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos.
O fato de ter sido o primeiro filo a possuir a mesoderme, responsável por originar os músculos e órgãos mais complexos pode indicar que esse filo contribui para o surgimento de outros. Além disso, a locomoção desses animais foi facilitada por apresentarem simetria bilateral, que também aumenta a precisão de seus movimentos e a probabilidade de escaparem de predadores em perseguições. Outra vantagem importante é o fato de possuírem ocelos, estrutura responsável pelo surgimento dos olhos em organismos dos filos que derivaram dos platelmintos.
3) Explique como ocorre a digestão nesse organismo.
Os platelmintos ingerem a comida por meio da faringe, que se encontra na região ventral do seu corpo. A digestão inicia com a secreção de enzimas pelas células glandulares, processo que ocorre na entrada do intestino (cavidade gastrovascular) e é finalizada com a fagocitose realizada no interior das células da gastroderme. Dessa forma, os Platelmintos, assim como os poríferos e os cnidários, realizam digestão intracelular para retirar os nutrientes necessários dos alimentos, finalizando o processo da digestão. Devido à estrutura dos organismos desse filo, os nutrientes são distribuídos pela própria cavidade gastrovascular e os resíduos da digestão são regurgitados pela própria boca, visto que eles não apresentam ânus.
4) Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme.
Vamos considerar que o ciclo de vida desse verme inicia com a liberação de milhares de ovos dentro do ser humano hospedeiro, que os elimina por meio das fezes. Uma vez eliminados, esses ovos podem ser ingeridos por bovinos ou suínos (hospedeiros intermediários) por meio de alimentos contaminados. Dentro do intestino desse hospedeiro, os embriões, até então protegidos pelo embrióforo, deixam a proteção dos ovos e perfuram a mucosa intestinal. Ao fazer isso e alcançar outras partes do organismo desse hospedeiro, eles se desenvolvem, transformando-se em larvas, os cisticercos. Quando o homem ingere carne suína/bovina mal cozida contendo as larvas, elas se fixam nas paredes intestinais do novo hospedeiro. A partir desse momento, o homem desenvolve teníase. O verme atinge o estado adulto e já pode se reproduzir sexuadamente, liberando ovos que serão eliminados nas fezes, reiniciando o ciclo.
A partir de ciclo, podemos constatar que a contaminação dessa doença pode ser interrompida por meio de um maior cuidado no cozimento da carne e com o lugar onde as fezes são eliminadas pelo ser humano.
5) Explique como é causada a cisticercose.
A cisticercose ocorre quando um ser humano ingere os ovos de uma tênia, se tornando o hospedeiro intermediário. Assim, como nos suínos e bovinos, as larvas perfuram a parede do intestino e entram na corrente sanguíneas, se alojando, como cistos, em diversas partes do corpo, como o coração ou o cérebro, o que a torna ainda mais perigosa e letal do que a teníase.
6) Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase?
Porque, para o desenvolvimento da teníase, é obrigatória a ingestão de carne crua de um animal que seja o hospedeiro intermediário, e o porco e a vaca não são animais carnívoros.
Commenti