top of page
  • Writer's pictureAs Gu e o Enzo

Bactérias: Parede Celular

A primeira tarefa do moodle tem como objetivo aprofundar nossos conhecimentos sobre as bactérias, com ênfase ao funcionamento de sua parede celular. Vamos utilizar como base uma foto disponível no blog www.segundocientista.blogspot.com, que nos permite fazer um comparativo entre a parede celular de uma bactéria gram positiva e a parede celular da bactéria gram negativa, conceituando todas as partes que as compõem.



Bactéria Gram-Positiva: bactérias que, quando submetidas à técnica de coloração Gram, obtém a coloração violeta. O cristal violeta é retido pela bactéria Gram-positiva devido à sua parede celular, que é composta por uma espessa camada de peptideoglicano.


Ácidos Teicóico e Lipoteicóico: ácidos encontrado ao longo da parede celular, por vezes ligados à fração lipídica da membrana plasmática. Ambos têm as funções de facilitar a ligação e regulação da entrada e saída de cátions na célula; regular a atividade das autolisinas durante o processo da divisão celular; constituir sítios receptores de bacteriófagos e sítios de ligação com o epitélio do hospedeiro em algumas células patogênicas. Eles também constituem importantes antígenos celulares, possibilitando a identificação sorológica de algumas bactérias Gram-positivas. Serão lipoteicóicos quando estiverem covalentemente ligados a lipídeos da membrana.


Proteína de Superfície: é uma proteína que está separada da membrana plasmática, mas tem ligação com ela por forças fracas (não covalentes), como pontes de hidrogênio, dissulfeto, ligações iônicas. Têm a função de transportar íons, funcionam como receptores ou como enzimas.


Peptideoglicano: é um polímero formado por açúcares e aminoácidos que cria uma camada semelhante a uma malha fora da membrana plasmática na maior parte , formando a parede celular. O peptideoglicano realiza um papel estrutural na parede celular bacteriana, fornecendo força estrutural, além de neutralizar a pressão osmótica do citoplasma. O peptideoglicano também está envolvido na fissão binária durante a reprodução celular bacteriana.


Membrana plasmática: é a barreira responsável pela separação do meio intracelular e do meio extracelular. Sua composição é igual nas bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, com a distinção causada pela ausência de uma membrana externa na bactéria Gram-negativa. Suas principais funções são a permeabilidade, agir como uma âncora para proteínas, auxiliar na produção energética da bactéria e constituir um sistema de transporte.


Fosfolipídeos: são lipídeos complexos que compõem a estrutura da membrana plasmática. São compostos por uma molécula de glicerol, por uma cadeia insaturada de ácido graxo e uma cadeia saturada, por um ou dois grupos fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Fosfolipidios são moléculas anfipátias, ou seja, possuem parte da molécula que é hidrofílica e a outra parte que é hidrofóbica.



 

Bactéria Gram-Negativa: bactérias que, quando submetidas à técnica de coloração Gram, obtém a coloração vermelha. Ela não consegue reter o cristal violeta, como é feito pela bactéria Gram-positiva, devido à disparidade na quantidade de Peptideoglicano presente nas células. A quantidade de camadas de peptideoglicano na bactéria gram-negativa é menor do que na bactéria gram-positiva.


Lipopolissacarídeos: estruturas que possuem uma camada externa tóxica, pela presença do LPS, associado ao Lipídeo A, termo referido como Endotoxina. É o maior fator de virulência, determinando efeitos biológicos que resultam na amplificação das reações inflamatórias.


Cápsula: Estrutura composta por uma camada fina e bem delimitada de composição polissacarídea ou polipeptídica, cujas funções são proteger a fagocitose da bactéria, facilitar a aderência a superfícies inertes, realizar reserva nutritiva, proteger a dessecação e auxiliar na captura de nutrientes.


Lipoproteína: está ligada de modo covalente ao peptideoglicano e não covalente à membrana externa; sua função, inferida de estudos realizados com amostras mutantes, é estabilizar a membrana externa e ancorá-la à camada de peptideoglicano.


Continue navegando em nosso site para conferir nosso mapa mental sobre bactérias e outros tópicos de Biologia!

20 views0 comments

Recent Posts

See All
Siga-nos no instagram
As gu e o Enzo
  • Screenshot_20200105-174215_edited
  • Screenshot_20200310-192330
  • Screenshot_20200310-192351
  • Screenshot_20200310-192338
  • Screenshot_20200310-192404
IMG_6782.jpg

Thanks for submitting!

Equipe cheia  de energia,  pesquisando por todas as regiões de Porto Alegre, Canoas e Alvorada, sempre pronta para ampliar seu conhecimento, em suas mais diversas áreas. 

© 2020 by AS GU E O ENZO - Proudly created with Wix.com

bottom of page